Pesquisar
Por temas
Análise Fundamentalista Análise Técnica Criptomoedas Day Trade Direction Educação Financeira Entrepreneur Estratégias Avançadas Family Finanças pessoais Imposto de Renda Institucional Investimento Automatizado Life Mercado Financeiro Outros Privacidade e Segurança Productivity Rascunho Renda Fixa Renda Variável Trade Uncategorized
39 Comments
Diego
Se voce fizer as somar o que voce gastou para as tres compras de ações ( 5.166,80) e subtrair o quanto voce recebeu pela venda (595,86) voce terá o custo até a última operação (2 compras, 1 venda e outra compra) que seria de 4.570,94. O mesmo procedimento com o número de ações (100 + 100 – 50 + 200), mostra um total de 350 ações remanescentes. Dividindo o total gasto até a última operação (4.570,94) pelo número de ações remanescentes (350) fornece o preço médio (13,059) da operação até o momento.
No final zerando a posição, o lucro/prejuizo será dado pela diferença de quanto foi gasto para adquirir o ativo e o quanto recebeu pela venda.
Sds
Ricardo
Olá!
Acho que entendi o seu raciocínio, porém existe um ponto que o torna errado.
Aqui estamos calculando o preço médio de aquisição dos ativos. Perceba que você misturou um valor de venda aí no meio, ao subtrair ele do valor das compras, e assim encontrar esses R$ 4.570,94. O valor da venda não está relacionado à quanto você pagou pelas ações, e portanto não deve entrar nos cálculos.
A única maneira em que a venda impacta é pela quantidade de ações vendidas.
O preço médio de aquisição é necessário para apurar seu lucro, sem levar em conta a ordem das compras e vendas que você executou. Deste modo a Receita é indiferente se você vende as ações que tem há mais ou há menos tempo.
Abraços,