As Letras de Crédito Imobiliário são papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária. É uma forma de captação de recursos para o setor imobiliário.
Tal forma de investimento se caracteriza por possuir um valor mínimo de aplicação. É comum encontrar títulos desse tipo que exigem o valor mínimo de R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00. Outra informação importante é o prazo, que é o vencimento da LCI, período depois do qual o investidor vai receber o dinheiro de volta corrigido pela rentabilidade acordada.
Há também o prazo de carência, período mínimo que o investidor deve deixar o dinheiro aplicado. Neste prazo, o investidor não conseguirá resgatar o dinheiro sem perder rentabilidade. Logo após esse período, o título passa a ter liquidez diária. O prazo de carência para as LCIs é de 90 dias, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).