ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Alibaba Group

Alibaba Group  ou Grupo Alibaba é um grupo de empresas de propriedade privada, com sede em Hangzhou, China, cujos negócios são baseados em e-commerce, pela Internet, e incluem sites de business-to-business, vendas no varejo e pagamentos online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem.

Seu fundador, Jack Ma, é o maior investidor individual do Grupo, transformou o site num colosso mundial, maior que as potências americanas HP e eBay. Hoje, com 250 milhões de compradores ativos na China, é responsável por 60% do volume de entregas no país.

A empresa iniciou suas operações em 1999 com o site web Alibaba.com, um serviço business-to-business para conectar os fabricantes chineses com compradores estrangeiros. Seu portal consumer-to-consumer, Taobao, semelhante ao eBay, apresenta cerca de um bilhão de produtos e é um dos 20 sites mais visitados no mundo.

O Alipay, um serviço de depósito de pagamento online, é responsável por cerca da metade de todas as transações de pagamento online na China. A grande maioria desses pagamentos ocorre usando os serviços do Alibaba. Em setembro de 2014, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Em julho de 2018, Alibaba assinou parceria com o grupo francês Bollore. Tal aliança busca abranger serviços de computação em nuvem, energia limpa, logística e outras áreas como novas tecnologias digitais e inovação.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!