No mercado financeiro, consideramos offshore uma companhia aberta por pessoas ou empresas em um país diferente daquele em que residem – normalmente, em paraísos fiscais.
Apesar de não ser ilegal, muitas offshores favorecem a lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, visto que nos países em que estão alocadas não é necessário comprovar os recursos e o sigilo bancário é garantido.
Mas, não pense a offshore é usada apenas para sonegação: esse tipo de empresa também é indicada para grandes investidores, pois, além de proteger o patrimônio, ainda oferece oportunidade de pagar menos impostos.
Por isso, é importante dizer que a lei brasileira permite que uma pessoa física seja dona de uma empresa no exterior e não precise recolher impostos em território nacional, desde que ela não distribua lucro a seus sócios e não traga o dinheiro de volta ao Brasil.
Ter uma offshore não é ilegal, porém, a empresa precisa ser aberta com recursos devidamente declarados e os valores devem ser informados na declaração de imposto de renda.
LEIA TAMBÉM | Como investir no exterior: O Guia Definitivo de 2021