Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal fundada em 20 de junho de 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. O BNDES tem como objetivo destinar recursos financeiros para empresas brasileiras, cujos empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.
Por decreto-lei presidencial de 25 de maio de 1982, a instituição recebeu a responsabilidade de gerir o então recém-criado Fundo de Investimento Social (Finsocial) e teve a palavra “social” acrescentada a seu nome. Antes, era somente BNDE.
O BNDES é o principal agente de fomento do Governo Federal, e, após o Plano Collor, ficou responsável também por gerir todo o processo de privatização.
Ele atua diretamente por meio de duas subsidiárias integrais: a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) que financia a comercialização de máquinas e equipamentos, e a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que subscreve valores mobiliários no mercado de capitais.