Edmund S. Phelps é professor americano de economia política, diretor do Centro de Capitalismo e Sociedade da Universidade de Columbia e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2006 por pesquisa macroeconômica.
Nascido em 1933 em Evanston, Illinois, Phelps obteve seu Ph.D. de Yale e B.A. da Amherst College. Ele recebeu o Prêmio Nobel em seu campo por sua “análise de compensações intertemporais na política macroeconômica”, nas palavras do Comitê do Nobel, e a ligação entre emprego, fixação de salários e inflação. Antes de aceitar um cargo na Columbia, lecionou em Yale e na Universidade da Pensilvânia.
A pesquisa macroeconômica do Dr. Phelps se concentra no desemprego e na inclusão, no crescimento econômico, nas oscilações dos negócios e no dinamismo econômico. Uma das principais contribuições de Phelps para a economia foi o insight que ele forneceu sobre a interação entre inflação e desemprego. Em particular, Phelps descreveu como a inflação atual depende das expectativas sobre a inflação futura, bem como sobre o desemprego.