Pesquisar
Por temas
Análise Fundamentalista Análise Técnica Criptomoedas Day Trade Direction Educação Financeira Entrepreneur Estratégias Avançadas Family Finanças pessoais Imposto de Renda Institucional Investimento Automatizado Life Mercado Financeiro Outros Privacidade e Segurança Productivity Rascunho Renda Fixa Renda Variável Trade Uncategorized
12 Comments
Muito bom o artigo! As pessoas não tem noção do quanto esse fator pesa nos investimentos no longo prazo. Já ouvi muita gente dizer que não vale a pena investir com rendimentos de 0,5 a 1% ao mês por que é uma mixaria e preferem ‘torrar’ o dinheiro. Talvez se procurassem ler mais artigos como esse e outros conteúdos do tipo tivessem uma melhor visão sobre o assunto. Parabéns Diego! Abraço.
Exatamente Rayan! Já conversei com muitas pessoas que preferem por exemplo investir na poupança ao invés de LFTs do Tesouro Direto “porque a diferença é muito pouca”.
Infelizmente essas pessoas não tem ideia do poder dos juros compostos no longo prazo e como o tempo faz as coisas ficarem realmente diferentes.
Minha teoria é que o mesmo acontece com as pessoas que se endividam. Acham que vão pagar só uma parcela de R$ 40 (por exemplo) durante 5 anos. Na realidade quando considerado o poder que os juros compostos poderiam ter sobre esse dinheiro, essas pessoas estão pagando um valor altíssimo!
O que acha disso?